Prêmio mundial de arquitetura: Casa no Aglomerado da Serra vence a categoria 'Casa do ano' do ArchDaily

O imóvel

A Casa do Pomar do Cafezal, localizada na comunidade Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, foi a grande vencedora da categoria Casa do Ano no projeto internacional de arquitetura ArchDaily.

A competição contou com a participação de construções da Índia, México, Alemanha e Vietnã, entre outros países. A casa, com 66 metros quadrados, concorreu com outros quatro finalistas, incluindo:

Mirai House of Arches (Índia);

Foto: Dinesh Mehta/Divulgação

Casa Tejocote (México);

Foto: ArchDaily/Reprodução

Glass House (Alemanha);

Foto: Tobias Koenig e Michael Romsoeck/Divulgação

Labri House (Vietnã).

Foto: Hirayuki Oki/Divulgação

O Projeto

A Casa do Pomar do Cafezal foi projetada pelo Coletivo Levante, uma união de arquitetos liderada pelos profissionais Fernando Maculan e Joana Magalhães.

O projeto foi desenvolvido em um terreno anguloso e com cerca de 70 metros quadrados. O objetivo dos arquitetos era criar uma solução simples, barata e funcional para a periferia, utilizando materiais próprios da região e prestando atenção à iluminação e ventilação do ambiente.

O proprietário da casa, o artista Kdu dos Anjos, destacou que a construção foi feita com o apoio dos moradores da comunidade, e que a estrutura da casa fortalece a sustentação do beco inteiro.

Segundo ele, a casa está localizada “num beco, numa rua que não tem nem CEP, não tem água encanada, nem energia legal”.

Foto: Leonardo Finotti/Divulgação

A Casa do Pomar do Cafezal foi construída com blocos de 8 furos assentados na horizontal, revelando sua face frisada. Os arquitetos optaram por essa técnica para garantir a melhor inércia térmica para a casa. Além disso, os blocos foram utilizados como cobogós ou combinados com blocos de concreto, mostrando como um mesmo material pode ser versátil em uma residência.

Outro ponto destacado pelos profissionais do Coletivo Levante foi a preocupação em manter “o repertório construtivo próprio dos mutirões, quanto à estrutura e aos fechamentos de tijolos aparentes”. A equipe também se preocupou em observar com cuidado questões referentes ao fluxo das águas de chuva e sua absorção no terreno, minimizando a intervenção no solo.

O controle de temperatura foi realizado com elementos leves, como as peças roliças de eucalipto e as venezianas de freijó.

Fotos: Leonardo Finotti/Divulgação

Conclusão

A Casa do Pomar do Cafezal é um exemplo de como a arquitetura pode ser usada para melhorar a vida das pessoas em comunidades periféricas. Com uma solução simples, barata e funcional, os arquitetos conseguiram criar um espaço com grande qualidade ambiental, oferecendo ventilação e iluminação naturais de forma generosa e minimizando a intervenção no solo. O projeto da Casa do Pomar do Cafezal é um exemplo a ser seguido para a criação de espaços habitacionais em regiões carentes.

Você gosta deste tipo de conteúdo? Acompanhe o Blog do Mazzoni e fique por dentro de todas as novidades, tendências e estratégias do mercado Imobiliário.

Referencias:

Qualquer dúvida, entre em contato conosco nas redes socias da Maior Vitrine de Imvóveis de Luxo de BH e RMBH

Creci: 35112

Copyright 2023 ₢ All rights Reserved | Antônio Mazzoni. Design by HDM

SEU IMÓVEL FOI CADASTRADO COM SUCESSO

@mazzoniimoveisdeluxo2504

Instagram @mazzoni.imóveis de luxo

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.

Youtube @mazzoniimoveisdeluxo2504

Youtube @mazzoniimoveisdeluxo2504

Tik Tok | antoniomazzoni.corretor

Enviar mensagem
Como posso te ajudar?
Escanear o código
Olá. Como posso te ajudar?